NOTÍCIAS

De acordo com o dicionário pode ser caracterizado como conhecimento, informação. novidade. resumo de um acontecimento.

CENSURA NO CINEMA
Filme gay censurado
Premiado em Paulínia, o filme “Eu não quero voltar sozinho” é censurado em projeto educativo.
ACRE - Eleito o melhor filme, pelo júri e público do Festival de Paulínia em 2010, Eu Não Quero Voltar Sozinho teve sua exibição censurada no estado do Acre. O curta-metragem de Daniel Ribeiro integra a programação do Cine Educação, programa que traz a arte para dentro da sala de aula.
De acordo com o diretor e a produtora Diana Almeida, Eu Não Quero Voltar Sozinho, que fala de um garoto cego que descobre o surgimento da paixão por um novato no colégio, foi escolhido por uma docente e projetado aos alunos da Escola Armando Nogueira, de Rio Branco, capital do Acre. A introdução da arte no cotidiano escolar é um dos princípios da Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
A exibição foi levada ao conhecimento de líderes religiosos, que pressionaram políticos do Estado para proibir não só a exibição do filme, mas ocasionar o cancelamento do Cine Educação. O projeto é realizado em diversos locais do país, resultante de parceria da Cinemateca Brasileira, a consultoria Via Gutenberg e as Secretarias Estaduais.
De forma arbitrária, em uma república federativa cuja Constituição atesta um Estado laico, a sociedade está sendo privada de promover debates. Como pretendemos que adolescentes consigam respeitar a diversidade e formem-se cidadãos lúcidos, pensantes e ativos se informação, arte e cultura (sem qualquer caráter doutrinário) lhes são negadas?, questionam diretor e produtora do filme.
Este é o segundo episódio recente de um projeto educativo organizado, em parte, pelo governo, que é afetado por lobby de setores religiosos. No fim de maio, o Kit Anti-Homofobia, materiais impressos e em vídeo que seriam distribuídos a estudantes para orientar em como lidar com a diferença e promover o debate em torno da sexualidade, foi cancelado por pressão da bancada evangélica no Congresso. Na ocasião, os deputados ameaçaram pressionar o já ameaçado ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, às voltas com suspeitas de enriquecimento ilícito, se o kit não fosse suspenso.
Eu Não Quero Voltar Sozinho não é um filme proselitista, tampouco ergue bandeiras de nenhuma natureza. É apenas uma obra de ficção amplamente premiada em festivais de cinema no Brasil e no exterior, cujos predicados artísticos e humanos transcendem qualquer crença. Ademais, se assuntos referentes à orientação sexual dos indivíduos e seus respectivos direitos civis está na pauta do Supremo Tribunal de Justiça e do Congresso Nacional, por que não debatê-los em sala de aula? Que combate sombrio é esse, que reacende a memória de um obscurantismo Inquisidor?, dizem em nota o diretor do filme, Daniel Ribeiro, e produtora Diana Almeida

Colaboração de : M. Hosseini e MUNDO MAIS 


FIZ O TESTE E FIQUEI SABENDO. E AGORA?
George Gouvea, psicanalista, fala sobre os problemas que enfrentam aqueles que acabam de receber o diagnóstico positivo para HIV.
por George Gouvêa
Atualmente sabemos da importância do teste para o HIV. É consenso entre a comunidade médica que quanto mais cedo o indivíduo souber que é soropositivo, maiores serão as chances para o sucesso do tratamento e o controle da replicação do vírus no organismo. Evita-se, assim, o adoecimento e todas as complicações desta situação.
Contudo, ter o diagnóstico positivo para o HIV pode causar um impacto importante em grande parte das pessoas (que pode variar dependendo de vários fatores). Não é fácil saber-se portador de uma doença incurável, de difícil tratamento e que pode complicar as relações sociais.
Receber esse diagnóstico é um choque na vida do individuo, que pode modificar todo o seu cotidiano, fazendo com que símbolos e representações sejam mobilizados por essa nova realidade. Várias questões serão suscitadas e outras ressuscitadas: a lembrança da finitude, as relações sociais (trabalho, família, amigos etc.), o medo da estigmatização e do preconceito, a idéia da morte, dúvidas acerca da sexualidade, as relações afetivas, baixa autoestima, autoculpabilização, sentimento de menos valia, enfim, todo o conjunto de relações desse indivíduo com o seu “Eu” e o mundo a sua volta.
Dessa forma, entendo que o acolhimento e o aconselhamento especializado em HIV/AIDS é um importante instrumento que pode, de forma individual e personalizada, ajudar esses indivíduos a superar esse momento de dúvidas e, em alguns casos, de desespero. Através desse atendimento especializado, as pessoas podem refletir melhor sobre essas questões, obtendo, como resultado prático, um melhor gerenciamento de todas as incertezas e aflições que possam estar dominando-as.
Tratar dos diversos aspectos ligados à Aids, como o uso dos antirretrovirais, os exames de controle necessários, efeitos colaterais, adesão ao tratamento, prevenção secundária e o autocuidado, entre outros, são fundamentais para aquele que pretende superar e vencer esse desafio, transformando a sorologia positiva em uma circunstância possível de lidar, recuperando ao autoestima e a vontade de viver.
George Gouvêa
Psicanalista
Associado ao Fórum do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro
Coordenador das ações de aconselhamento em HIV/Aids e apoio psicológico do Grupo Pela Vidda/RJ
Contato: (21) 2545-0228 e george.gouvea@uol.com.br

Colaboração: MUNDO MAIS E M. Hosseini